Rua Professor Roberto Jose, 100 - Nova Aliança
Ribeirão Preto - SP, 14026-562
Prédio Uno Office
tauanapavanelli@gmail.com
Consulte a disponibilidade via Whastapp no número acima ou clicando AQUI!
Respostas para as dúvidas mais comuns
A psicanálise, criada por Sigmund Freud, busca compreender os conflitos emocionais inconscientes que influenciam pensamentos, comportamentos e sentimentos. Através da fala e de sua interpretação, podemos traçar um caminho até a origem do sofrimento psíquico, o que possibilita a elaboração de algo que antes foi reprimido pelo inconsciente.
A psicanálise tem uma base teórica e técnica própria, com foco no inconsciente e nos processos subjetivos profundos. Já a psicoterapia é um termo mais amplo que engloba diversas abordagens (como a cognitivo-comportamental, humanista etc.). A psicanálise tende a ter um olhar mais aprofundado e de longo prazo sobre a história do sujeito, levando em conta os primórdios da vida, principalmente a infância e as relações com os pais.
As sessões geralmente ocorrem uma ou mais vezes por semana, com duração de cerca de 50 minutos. O paciente é convidado a falar livremente sobre seus pensamentos, sentimentos, sonhos e memórias. O psicanalista escuta com atenção e intervém pontualmente para ajudar o paciente a associar ideias, identificar padrões e elaborar seus conflitos.
A duração varia de pessoa para pessoa, pois depende da complexidade dos conflitos e da implicação do paciente no processo. A psicanálise não trabalha com prazos fixos: é um processo contínuo de transformação e autoconhecimento, onde cada um irá trilhar sua própria jornada.
A psicanálise pode ajudar em uma ampla gama de questões, como ansiedade, depressão, angústia existencial, dificuldades de relacionamento, baixa autoestima, luto, compulsões ou vícios, transtornos psicossomáticos. Mas também é procurada por pessoas que desejam se conhecer melhor, mesmo sem um sintoma específico.